sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mudança da cor da viaturas na PMBA

Há vários dias já se comentava a possibilidade, o "bizú" era discutido já em algumas comunidades da PMBA no orkut, e hoje, descobrimos, que duas pequenas notas no Jornal A Tarde, veio a confirmação: a PMBA irá mudar seu uniforme e padronização das viaturas, inclusive dos helicópteros, que, segundo o A Tarde, serão pintados por R$ 45.000 cada um. A mudança foi motivada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, e será implementada também na Polícia Civil, onde as viaturas terão a mesma cor das
PM’s – apesar de constitucionalmente o caráter ostensivo caber apenas às PM’s.
Muitos questionamentos podem ser feitos em relação à mudança: os gastos são prioritários? Se a intenção é aproximar as polícias civil e militar o ideal não seria aproximá-las nos procedimentos administrativos e na formação (com uma academia unificada, por exemplo)? Serão distribuídos uniformes em quantidade suficiente para a tropa (um uniforme para cada é pouco)? As túnicas de solenidade, de enventos de gala, serão alterados? E os uniformes de educação física? A reportagem diz que o Comandante Geral não pretende alterar o uniforme do Batalhão de Choque, mas, e os Bombeiros? E as especializadas do interior do Estado (CAEL, CAEMA, CPAC...)? Como será feita a distribuição por toda a Bahia, de maneira que no mais longínquo rincão a farda chegue aos policiais?
Para quem não lembra, a farda da PMBA já foi azul, sendo alterada em 1997, quando foi feita uma parceria com a Faculdade de Administração da UFBA, onde detectou-se, através de estudos, que o azul causava um mau impacto na população, afastando o policial do cidadão. Além disso, em virtude do clima que acomete a Bahia, a roupa incomodava os policiais. Na época, também foram suprimidos o posto de segundo tenente e as graduações das praças, restando apenas o Soldado da 1ª classe e o 1º Sargento – a idéia seria tornar mais horizontais as relações hierárquicas. Feita essa atual mudança, terão sido descartados o acordo e as recomendações da UFBA, pelo menos em relação aos uniformes – apesar de existirem boatos de que as graduações também estariam retornando, mas aí só outra reportagem do A Tarde para confirmar.

Nenhum comentário: